sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Das coisas juvenis (guilty pleasure)


Pode-se dizer que sou uma jovem adulta. Com uma graduação e cursando uma pós-graduação, gosto muito de ler e entre os autores que mais gosto estão Dostoiévski, Kafka, Fernando Pessoa, Agatha Christie e tantos outros que foram imortalizados por suas obras clássicas e com isso não quero fazer pose de cult ou intelectual. E aí pegando o ensejo da proposta do Volta, Mundo Blogueiro! vou falar de um lado do meu gosto literário que pouco comento com as pessoas. Literatura infanto-juvenil, adoro! E aqui não vou incluir Harry Potter pq não recebi a carta de Hogwarts pq li na 'idade certa', digamos assim.
Minha criança interna ficou de luto literário quando a saga Potteriana acabou e eis que surge Percy Jackson (o último olimpiano) em minha vida. Ou melhor, eis que surge Rick Riordan em minha vida, quando as aventuras do Percy chegaram ao fim fui lendo outras publicações do autor (que gooosta de fazer séries em livros).
Depois de ler Percy Jackson e os Olimpianos me joguei n'As Crônicas dos Kane e n'Os Heróis do Olimpo. Em todas as séries vejo alguns elementos semelhantes. Sõa adolescentes ou pré-adolescentes, órfãos com algum tipo de poder especial (o autor usa a mitologia grega e egípcia em suas obras) que precisam salvar o mundo em 3 dias. Sempre tem humor e romance adolescente e eu fico amarradona pra saber logo o que vai acontecer e torcendo que nem uma garotinha para o casal teen em questão. Não tem muita profundidade e é bem voltado, ao meu ver, para um público bem mais jovem (falou a centenária!), mas eu me divirto!

Esse post faz parte de Ideias Coletivas - Volta, Mundo Blogueiro! ;)

the black keys.the go getter

11 comentários:

  1. Ah nem chega a ser um mico,né? É até bonitinho. haha Desde que, claro, não fique bitolada em ler só coisa de adolescente. xD

    ResponderExcluir
  2. Nem só de Dostoiévski vive o homem xD Tem que descontrair de vez em quando, mas sem bitolação (?) depois o cérebro logo pede por algo mais profundo ^^

    ResponderExcluir
  3. tenho 17, então pra mim é totalmente compreensível qualquer um se envolver em leiturinhas, como essas, pelo puro prazer do entretenimento. 

    sobreascoisasefemeras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ahh, eu também curto essas séries e tenho 20 anos :D não tem do que ter vergonha disso hahah.
     

    ResponderExcluir
  5. entre coisas muuito vergonhosas e muito banais, livros juvenis foi meu meio-termo =P

    ResponderExcluir
  6. Exato, é 'pelo puro prazer do entretenimento'.

    ResponderExcluir
  7. eu, ao contrário, nunca gostei muito. tanto que nem li harry potter até o final. mas os filmes juvenis eu adoro! *--*

    www.graodeestrela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. vc ainda lê para adolescente e eu que leio infantil rsrsrs

    ResponderExcluir
  9. haha acho que o importante mesmo é ler alguma coisa, não ficar preso à tv ou internet apenas.

    ResponderExcluir
  10. eu tb tenho uma quedinha por filmes juvenis

    ResponderExcluir
  11. Oi Deh! então, eu sou uma potteriana daquelas roxas. Sempre defendi a saga. Mas não conheço percy jackson. Só achei o filme bem ruinzinho! hahaha.... mas então, eu gosto de sagas assim, leves, meio teens, sabe, porque assim, a gente que vive no meio acadêmico tem que ler um monte de coisa pesada - porque gosta também, né. Então essa literatura mais jovem e leve ajuda também. Minha ultima leitura foi a saga dos Jogos Vorazes. Achei bem bom. Beijocas!

    ResponderExcluir